quarta-feira, 27 de março de 2013

Tatu-bola da caatinga é escolhido como novo mascote da copa.

Especie exclusiva brasileira.


A escolha do mascote para copa do mundo, que será realizada no país em 2014, pode mudar a realidade de um animalzinho genuínamente brasileiro e que corre sério risco de extinção. Trata-se do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), que agora ocupa lugar cativo nos noticiários e será oficialmente anunciado pela Fifa neste domingo como símbolo do Mundial.
Para ambientalistas, a escolha do animal, que apenas é encontrado na caatinga e cerrado do Brasil, representa uma vitória, pois veem uma oportunidade única de discutir os meios de garantir a preservação da espécie.


Mas de onde veio a ideia de indicar o tatu-bola como mascote? A iniciativa foi da Associação Caatinga, sediada no Ceará, e que há 14 anos trabalha em prol da preservação da natureza. A ONG lançou uma campanha sugerindo o bicho como mascote, em fevereiro deste ano, e conseguiu apoio expressivo na mídia e em redes sociais. ”A escolha deste animal, dentre tantas outras espécies silvestres, surgiu devido à habilidade que ele tem de se curvar sobre si mesmo, protegendo-se quando ameaçado, assumindo a forma de uma bola”, destaca a entidade.
A ONG também viu uma oportunidade de ressaltar a beleza e curiosidades sobre o animalzinho. “É uma espécie só nossa, de comportamento tão peculiar, que poderia agregar a Copa, mostrando ao mundo a nossa rica natureza e o nosso compromisso com a biodiversidade, sensibilizando o povo brasileiro para a necessidade de cuidado e proteção da natureza.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário